• Alex Fraga

Live – Raquel Naveira faz palestra sobre Abílio e Manoel de Barros nesta quinta


Com o tema “Abílio e Manoel de Barros: dois irmãos pantaneiros”, a poeta e escritora Raquel Naveira estará ministrando uma palestra (Live) nesta quinta-feira (11), às 11 horas (horário Mato Grosso do Sul) e 12 horas (horário de Brasília). O convite foi da Academia das Ciências de Lisboa que em Portugal será transmitida às 15 horas local e

será transmitida em um link de sala Zoom. https://videoconf colibri.zoom.us/j/83508933071?pwd=WGYwUGRYa1gzNW5RNUhDVGxhZUh4dz09

Password: 123456


Raquel nasceu em Campo Grande (MS) e é formada em Direito e Letras pela Universidade Católica Dom Bosco onde lecionou. É doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França); mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Em 1977 iniciou sua atuação na imprensa e publica os seus primeiros poemas.

Em 1978 – 1º lugar no Concurso Literário “Daclobe” (Faculdade de Direito FUCMT). Em 1982 – Menção honrosa no concurso de poesia “Augusto dos Anjos” (Livraria José Olympio – RJ);de 87 a 90, atua como Diretora Cultural do Rádio Clube. Em 1991 recebeu o Prêmio “Jacaré de prata” – melhor poeta do ano (Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Campo Grande). Em 1994 – Prêmio “Escriba” de poesia (Piracicaba – SP). 1995 – 1º lugar no Concurso Nacional de Poesia e Prosa Zumbi (Salvador – BA). 2000 – Prêmio de poesia “Henriqueta Lisboa” (Academia Mineira de Letras – MG).


Foi produtora e apresentadora de programa cultural na TV UCDB – “Prosa e verso” – no canal da UCDB (NET – canal 14). Membro titular do PEN Clube do Brasil (RJ), eleita no dia 14 de janeiro de 2000. Tem várias obras publicadas como: Via Sacra; Fonte Luminosa; Nunca-Te-Vi; Fiandeira; Guerra Entre Irmãos; Sob os Cedros do Senhor; Canção dos Mistérios; Abadia; Mulher Samaritana; Maria Madalena; Caraguatá; Pele de Jambo; O Arado e a Estrela; Rute e a Sogra Noemi; Intimidades Transvistas; Casa de Tecla; Senhora; Stella Maia e Outros Poemas; Xilogravuras; Maria Egípcia; Casa e Castelo; Tecelã de tramas – ensaios sobre interdisciplinaridade; Portão de ferro; Literatura e drogas – e outros ensaios; Guto e os bichinhos; Sangue Português; Álbuns de Lusitânia; Jardim Fechado – Uma Antologia Poética: livro comemorativo dos seus 30 anos de carreira literária.









48 views0 comments

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W