• Alex Fraga

Música - Grupo Acaba e os 40 anos da vitória no I FESSUL com Kananciuê

Há exatamente 40 anos, uma das maiores referências da música do Mato Grosso do Sul, Grupo Acaba (Canta Dores do Pantanal) vencia o I FESSUL – Festival Sul-Mato-Grossense da Canção, promovido pela afiliada da Rede Globo, TV Morena. Um festival que deu início praticamente a divulgação e o surgimento dos grandes talentos que temos hoje, como Almir Sater, Família Espíndola, Carlos Colman e o Grupo Therra, Paulo Gê, Paulo Simões, Geraldo Roca, entre outros. Vale ressaltar o criador Onéssimo Filho, que tanto contribuiu para que o evento surgisse e continuasse por alguns anos e que contribuiu muito para a evolução musical no Estado. A introdução da música foi inspirada no Ritual do Tembetá realizado pelos índios Guarani Kaiowá”


O Ginásio da UCE – União Campo-Grandense de Estudante ficou pequeno para as 4 mil pessoas presentes e o evento foi transmitido ao vivo pela TV Morena para todo o recém criado Estado de Mato Grosso do Sul, e foi apresentado pelo ator Tony Ramos. Os integrantes do Grupo Acaba que interpretaram a canção foram: Chico Lacerda, Luiz Porfirio, Jairo Lara, José Charbel Filho, Moacir Lacerda e Vandir Barreto.


Com esta grande vitória no I FESSUL, Kananciuê foi premiada como melhor Música e o Acaba como melhor Intérprete, e além dos prêmios financeiros, possibilitou que o Grupo gravasse o seu primeiro LP pelo selo antológico Discos Marcus Pereira.Toda história detalhada destes 53 anos do Grupo ACABA estará registrada no livro biográfico escrito pelo historiador musical Rodrigo Teixeira.

https://youtu.be/8ss620ML7EQ

134 views0 comments

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W